O novo ano se aproxima e nós já estamos ansiosos para conhecer os projetos que irão destacar as tendências e novidades do mercado.
Ao longo deste ano, principalmente após participações em mostras e exposições, já falamos sobre alguns movimentos com presença garantida em 2022. Abra em uma nova aba para conferir depois o que já trouxemos sobre Minimalismo (lifestyle consciente que ganhou ainda mais relevância após a pandemia, devido à proposta de eliminar tudo que é desnecessário e focar no que realmente é importante), além dos destaques da Mostra Glass Home e CASACOR que serão muito vistos no próximo ano. Para além das tendências já comentadas, você vai ver (e criar) muitos projetos com:
1. INTEGRAÇÃO ENTRE AMBIENTES
O conceito aberto proporciona amplitude e maior conexão entre as pessoas. Há tempos muito desejado, ele promete ganhar ainda mais protagonismo nos próximos anos, devido às mudanças de hábito causadas pelo isolamento: maior apreço pelo social e crescimento do home office.
A integração acontece não apenas pela ausência de paredes e divisórias fixas, mas também pela continuidade proporcionada por uma unidade de cor, textura, material, iluminação, estilo ou outros elementos escolhidos para criar conexão entre os espaços.
2. PRIORIZAÇÃO DO CONFORTO E PRATICIDADE
E a escolha de texturas, materiais e acabamentos se dá muito mais pelo aconchego, priorizando enxovais macios ao toque, assentos confortáveis, iluminação e decoração convidativas e peças que transmitem afeto.
3. CORES INSPIRADAS NA NATUREZA
Os tons mais suaves são indicados para espaços internos com maior frequência de uso, pois transmite tranquilidade e não “cansam” o olhar. Já os tons intensos e ousados são perfeitos para espaços criativos, áreas externas ou de menor circulação, como banheiros, quartos, hall de entrada e cozinhas.
IMPORTANTE! A valorização da natureza nos projetos atuais se manifesta primeiramente na exigência de processos e matérias-primas sustentáveis, seguida da escolha de peças de arte e decoração com temática ambiental e da aproximação com o rústico e o natural em formas, tecidos, cores, plantas, minerais e metais. Já falamos bastante sobre a busca pela conexão com a natureza aqui no blog, mas é importante reforçar que esse movimento se mantém extremamente relevante em 2022 e as cores do ano são apenas um exemplo disso.
4. FORMAS ORGÂNICAS
Cantos arredondados, arcos, formas fluidas e arestas suavizadas trazem equilíbrio para onde antes predominavam os ângulos acentuados e linhas retas. Os espaços modernos e frios ganham mais vida e dinamismo com as novas peças de linhas orgânicas.
5. ESTILO BOHO
Os materiais naturais, como madeira, palha e algodão, assim como os tons terrosos, neutros e crus, se aplicam perfeitamente em móveis confortáveis e espaços vestidos com tapetes, mantas e almofadas. O estilo boho pode ser um perfeito apanhado das tendências que vimos até aqui.
6. A VEZ DO OURO
Embora esteja voltando à moda, o dourado é um ícone atemporal de elegância. É interessante aplicá-lo em itens chave e detalhes na decoração para compor um ambiente equilibrado e refinado, que poderá se manter relevante por longos anos.