6 tendências de decoração para 2022
 
 
GRUPO SUDATI
 
 
6 tendências de decoração para 2022
Tendências    10.12.2021

6 tendências de decoração para 2022

O novo ano se aproxima e nós já estamos ansiosos para conhecer os projetos que irão destacar as tendências e novidades do mercado.

O novo ano se aproxima e nós já estamos ansiosos para conhecer os projetos que irão destacar as tendências e novidades do mercado.
Ao longo deste ano, principalmente após participações em mostras e exposições, já falamos sobre alguns movimentos com presença garantida em 2022. Abra em uma nova aba para conferir depois o que já trouxemos sobre Minimalismo (lifestyle consciente que ganhou ainda mais relevância após a pandemia, devido à proposta de eliminar tudo que é desnecessário e focar no que realmente é importante), além dos destaques da Mostra Glass Home  e CASACOR que serão muito vistos no próximo ano. Para além das tendências já comentadas, você vai ver (e criar) muitos projetos com:

1. INTEGRAÇÃO ENTRE AMBIENTES


O conceito aberto proporciona amplitude e maior conexão entre as pessoas. Há tempos muito desejado, ele promete ganhar ainda mais protagonismo nos próximos anos, devido às mudanças de hábito causadas pelo isolamento: maior apreço pelo social e crescimento do home office.
A integração acontece não apenas pela ausência de paredes e divisórias fixas, mas também pela continuidade proporcionada por uma unidade de cor, textura, material, iluminação, estilo ou outros elementos escolhidos para criar conexão entre os espaços.

2. PRIORIZAÇÃO DO CONFORTO E PRATICIDADE


Muito se falou sobre a valorização da moradia durante o período de isolamento. Esse é um passo sem volta na concepção de projetos em arquitetura e decoração. Mais do que espaços que traduzem a personalidade dos proprietários, agora eles precisam ter utilidade real, proporcionar bem-estar e facilitar as atividades de rotina. 
Os móveis e ambientes passam a ter multifunções, transitando entre escritório e biblioteca, sala de estar e adega, varanda e espaço de reuniões, por exemplo. 
E a escolha de texturas, materiais e acabamentos se dá muito mais pelo aconchego, priorizando enxovais macios ao toque, assentos confortáveis, iluminação e decoração convidativas e peças que transmitem afeto. 

3. CORES INSPIRADAS NA NATUREZA


Outro movimento que se intensifica para o próximo ano tem a ver com a escolha das cores. Paletas extraídas de florestas, praias e paisagens naturais são as grandes inspirações para traduzir, de forma sutil e simbólica, a reaproximação com as nossas raízes. 
Entre os destaques, estão os tons terrosos (bege, areia, laranja, terracota, marrom e suas nuances), variações de cinza (pedras e minerais) e azuis suaves e calmantes (céu e água). Mas a cor que promete predominar é o verde em seus diversos tons, do mais lavado ao mais intenso e escuro, simbolizando não somente a natureza, mas também a cura, regeneração, esperança e recomeço. 
Os tons mais suaves são indicados para espaços internos com maior frequência de uso, pois transmite tranquilidade e não “cansam” o olhar. Já os tons intensos e ousados são perfeitos para espaços criativos, áreas externas ou de menor circulação, como banheiros, quartos, hall de entrada e cozinhas.

IMPORTANTE! A valorização da natureza nos projetos atuais se manifesta primeiramente na exigência de processos e matérias-primas sustentáveis, seguida da escolha de peças de arte e decoração com temática ambiental e da aproximação com o rústico e o natural em formas, tecidos, cores, plantas, minerais e metais. Já falamos bastante sobre a busca pela conexão com a natureza aqui no blog, mas é importante reforçar que esse movimento se mantém extremamente relevante em 2022 e as cores do ano são apenas um exemplo disso.

4. FORMAS ORGÂNICAS


Cantos arredondados, arcos, formas fluidas e arestas suavizadas trazem equilíbrio para onde antes predominavam os ângulos acentuados e linhas retas. Os espaços modernos e frios ganham mais vida e dinamismo com as novas peças de linhas orgânicas.

5. ESTILO BOHO


Seguindo a tendência do natural, a decoração boho combina rústico, étnico e vintage em uma proposta rica em aconchego. 
Os materiais naturais, como madeira, palha e algodão, assim como os tons terrosos, neutros e crus, se aplicam perfeitamente em móveis confortáveis e espaços vestidos com tapetes, mantas e almofadas. O estilo boho pode ser um perfeito apanhado das tendências que vimos até aqui. 

6. A VEZ DO OURO


Depois de um período em segundo plano, o ouro volta aos holofotes na decoração, simbolizando não somente a sofisticação, mas principalmente a prosperidade, confiança e boas vibrações, sentimentos muito desejados para o ano que se aproxima. 
Embora esteja voltando à moda, o dourado é um ícone atemporal de elegância. É interessante aplicá-lo em itens-chave e detalhes na decoração para compor um ambiente equilibrado e refinado, que poderá se manter relevante por longos anos.

Continue navegando e confira outras inspirações para o ano que está chegando. Siga-nos também no Instagram, onde publicamos conteúdos rápidos e insights para as suas criações: @sudatipaineis.




 
COMPARTILHE
 
 

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba novidades.