Golden fever: como aplicar dourado na decoração
 
 
GRUPO SUDATI
 
 
Golden fever: como aplicar dourado na decoração
Tendências    17.12.2021

Golden fever: como aplicar dourado na decoração

Depois de um período em segundo plano, o ouro volta aos holofotes na decoração, simbolizando não somente a sofisticação e nobreza, mas principalmente a prosperidade, confiança e boas vibrações, sentimentos muito desejados para o ano que se aproxima.


Depois de um período em segundo plano, o ouro volta aos holofotes na decoração, simbolizando não somente a sofisticação e nobreza, mas principalmente a prosperidade, confiança e boas vibrações, sentimentos muito desejados para o ano que se aproxima. 
E embora esteja voltando à moda, o dourado é um ícone atemporal de elegância. É interessante aplicá-lo em itens-chave e detalhes na decoração para compor um ambiente equilibrado e refinado, que poderá se manter relevante por longos anos. Confira nossas dicas:

Cores perfeitas para combinar

O dourado é uma cor quente e solar, proporciona conforto e ilumina. Combinado com cores claras, traz leveza e amplitude. Com tons escuros, resulta em espaços aconchegantes e luxuosos. Sendo um tom vibrante e de destaque, ele se equilibra perfeitamente com tons neutros, como cinza, bege e off white. O ideal é ter uma paleta enxuta de cores, para não pesar a decoração. O preto com dourado é um clássico glamuroso. Por serem cores neutras, a combinação aceita facilmente outras tonalidades. Combinado com azul escuro ou verde, o dourado traz uma atmosfera de sucesso e credibilidade em uma decoração bastante clássica. Já com roxo ou vermelho pode ser luxuoso e expressivo. Também combina com tons terrosos e laranjas acesos, compondo espaços mais vibrantes. Outro clássico é o rosa com dourado, que transmite romantismo e suavidade. Por fim, é claro que o branco com dourado é uma aposta certeira: oferece leveza e iluminação de um jeito moderno. Neste caso, é possível usar a mesma proporção entre branco e dourado sem tornar o espaço carregado. O resultado é clean e elegante. O mesmo vale para tons de gelo, pérola, off white e texturas híbridas. 

 


Aposte em substituições fáceis 

É possível atualizar a decoração inserindo elementos pontuais a ambientes já planejados: capas de almofadas, molduras, cadeiras, luminárias, torneiras, esculturas e vasos são fáceis de encontrar em tons brilhantes, foscos e escovados de dourado. Além disso, puxadores e maçanetas também podem ser trocados proporcionando um ambiente renovado e elegante.

 


Rústico charmoso no mix com madeira

Que tal aliar a tendência do dourado ao movimento de conexão com a natureza? Esse encontro potencializa o aconchego e reforça os elementos orgânicos, podendo ganhar uma roupagem bastante clássica ou uma personalidade mais moderna e inovadora. 
A madeira acolhe o dourado em seu tom terroso natural. Móveis e estofados de linhas fluidas criam um espaço rústico charmoso, perfeito para decorar com outros elementos naturais como corda, linho, algodão ou minerais. 

 

Menos é mais

Um clichê necessário. O dourado é impactante, então é especialmente importante escolher pontos específicos para decorar com esse acabamento. Exageros podem causar uma impressão pesada, extravagante e cansativa. 
Peças decorativas destacadas ou detalhes charmosos na cor são suficientes para um resultado contemporâneo. Para isso, imagine pontos de luz no ambiente, onde ficarão os destaques metalizados.

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos também no Instagram: @sudatipaineis.

 
COMPARTILHE
 
 

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba novidades.