Mês do marceneiro: conheça algumas lições sobre a profissão
 
 
GRUPO SUDATI
 
 
Mês do marceneiro: conheça algumas lições sobre a profissão
Inspiração    18.03.2022

Mês do marceneiro: conheça algumas lições sobre a profissão

Segundo Morito Eribne, mestre na arte da marcenaria e especializado em móveis de encaixe, criar móveis é como cozinhar. Há vários tipos de comida, mas sempre pensamos em quem vai receber isso.

Segundo Morito Eribne, mestre na arte da marcenaria e especializado em móveis de encaixe, criar móveis é como cozinhar. Há vários tipos de comida, mas sempre pensamos em quem vai receber isso.
Nos dias atuais, a marcenaria é cada vez mais fundamental. Seja na decoração de ambientes, no projeto e até mesmo na execução de móveis planejados.

Com o MDF, os marceneiros conseguem fazer uma infinidade de coisas. Seja algum reparo, construções moveleiras mais comuns, como armários.
Como estamos no mês do marceneiro, preparamos este artigo para que você possa aprender algumas dicas sobre marcenaria e também para homenagear essa importante profissão.

 


Entenda um pouco mais sobre a profissão

Marceneiro é o profissional que trabalha não só com madeira, mas também com muitos outros materiais, incluindo o MDF. Seu papel é construir móveis, criar artes, desenvolver ou restaurar peças de madeira.
Ele usa ferramentas e instrumentos manuais para trabalhar em suas criações ou reformas.
A marcenaria é focada na criação de objetos de decoração e móveis de diversos materiais.
Para se tornar um marceneiro, é fundamental ter habilidade com as ferramentas, ser naturalizado com os diferentes tipos de materiais.
Por último, mas não menos importante, os marceneiros são verdadeiros artistas. Ou seja, a criatividade é um requisito para a profissão.
Veja no próximo tópico onde trabalhar como marceneiro.



Quais as áreas de atuação?

O universo da marcenaria é muito amplo. Por isso, quem deseja ser marceneiro, tem infinitas opções de trabalho.
O profissional pode atuar como auxiliar em uma empresa, marcenaria ou ateliê, assim como pode ter o seu próprio negócio.
De acordo com sua experiência, também é possível trabalhar em indústrias moveleiras, assim como de itens de decoração em MDF.
Dentre as ferramentas mais utilizadas pelo profissional estão os esquadros, os grampos, o graminho, a plaina, a régua de metal, os riscadores e a trena.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a profissão, áreas de atuação e ferramentas, confira sobre a importância do marceneiro.

 


A importância do marceneiro no dia a dia

O profissional é responsável por entender o objetivo do serviço solicitado a ele, para entregá-lo da melhor forma para seu cliente.
Ele também visualiza, desenha e constrói o projeto. Tudo isso é feito nos mínimos detalhes.
Cortar, lixar, perfurar, entalhar, fixar e fazer a reparação do material também é sua responsabilidade.
No momento em que o projeto é finalizado, o marceneiro possui a preocupação de validá-lo juntamente ao cliente, para saber se atende às expectativas.
Em outras palavras, o profissional é responsável por realizar sonhos, embelezar ambientes e fazer reparos fundamentais em itens de madeira.
Que tal conferir algumas dicas práticas sobre a marcenaria?!

 



3 principais dicas sobre marcenaria

Construir um item com MDF e excelência envolve muitas etapas, por isso entender como os processos devem acontecer dentro da marcenaria é fundamental.
Confira 3 dicas sobre a arte:
1 – Separe ambientes
Produzir um móvel é muito mais do que montar peças. É preciso cortar, medir, checar e muito mais. Tudo isso antes de fazer sua montagem.
É importante que cada etapa seja feita em um espaço diferente. Assim o ambiente se manterá organizado, garantindo um móvel perfeito.
2 – Mantenha a limpeza
Todos os marceneiros precisam manter o ambiente o mais limpo possível. Pois, a sujeira pode dificultar o trabalho, uma vez que se espalha facilmente e pode ser bastante incômoda.
3 – Reaproveite os materiais
Antes de pensar em descartar, o reaproveitamento do material utilizado deve ser considerado.
É possível reutilizar na criação de peças menores, reparos, ou até mesmo como itens decorativos.

 


3 ensinamentos de marceneiro

A profissão exige paciência e criatividade. Para se inspirar ainda mais e entender a importância deste profissional, confira os ensinamentos abaixo.
Tenha empatia.
Respeite à madeira.
Tenha atenção aos detalhes.


Esperamos que você tenha gostado desse artigo especial, criado para celebrar o mês do marceneiro. Explore mais dicas e novidades no blog e não esqueça de nos seguir no Instagram: @sudatipaineis.

 
COMPARTILHE
 
 

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba novidades.