Já ouviu dizer que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é.
Para que possíveis clientes possam ver o trabalho de um profissional, o portfólio é uma das melhores ferramentas. Nele, é possível apresentar esboços, registros do antes e depois dos ambientes, imagens dos processos e até mesmo os detalhes como: estilo escolhido, materiais utilizados e a proposta do projeto. Fazer isso requer um pouco de dedicação e tempo, mas o retorno surge em forma de novos clientes que confiarão no trabalho do profissional a partir do que veem.
Agora você deve estar se perguntando “Como fazer? Em que formato? O que deve conter?”. Pensando em sanar algumas dessas principais dúvidas, trouxemos algumas dicas básicas para você começar a criação do seu portfólio.
Online ou off-line?
Sugerimos que seja desenvolvido online (um site próprio ou nas plataformas que já existem para essa finalidade e, principalmente, um perfil no Instagram que – além de tudo – poderá ser utilizado como um diário das obras) e off-line (material impresso, como um catálogo). Dessa forma, você deixa seu trabalho disponível na rede e também garante uma versão impressa para apresentar aos futuros clientes nas visitas iniciais.
Reúna todos seus trabalhos
É hora de separar os trabalhos já realizados para escolher os que vão compor o portfólio. Depois de escolhidos, reúna todas as informações sobre eles – com muitos detalhes, mas sem enrolação. Quanto mais completo, mais fácil de fechar novos negócios.
Dê importância ao visual
Evite páginas poluídas e priorize a harmonia das cores, fontes, imagens e espaçamento – seu talento pode começar a ser avaliado a partir daí. Por isso, crie um portfólio que seja visualmente atraente.