Como o antropólogo Darcy Ribeiro narra em seu livro “O Povo Brasileiro”, existem diferentes Brasis dentro do Brasil. E é esse aspecto que torna nossa identidade tão plural e rica.
A brasilidade vem da valorização das nossas raízes, de toda a carga histórica que o país carrega. São vários os aspectos considerados: a culinária, os regionalismos, os sotaques, o artesanato…
O clima tropical é um dos maiores guias do jeito de morar brasileiro, trazendo elementos que fazem de cada ambiente um refúgio para receber a família e amigos.
Podemos considerar o sentir-se bem e o pertencimento como aspectos que mais predominam.
História e Cultura
A arquitetura nacional nasce de uma fusão de culturas e saberes. Começando pela nada homogênea influência indígena, destacamos as construções vernaculares, pautadas pelo uso sustentável de recursos naturais e adaptação ao clima, como as casas de pau-a-pique e de taipa.
Aos poucos, técnicas estrangeiras começaram a sobressair, como tijolos e alvenarias de pedra. O que permitiu mais pavimentos e a adoção do pé-direito alto.
Do estilo barroco à atualidade, podemos destacar o movimento modernista brasileiro, uma corrente artística e cultural que revolucionou o panorama nacional. Ele trouxe holofotes para o solo brasileiro, buscando a valorização da cultura e do povo.
A arquitetura contemporânea, da forma que conhecemos hoje, chega nos anos 80, integrando diferentes tendências e técnicas. Não existe uma linguagem única, cada profissional busca interpretar à sua forma.
O conforto, ambientes mais práticos, funcionais, econômicos e sustentáveis seguem sendo o mote. E sua estrutura e revestimentos priorizam os materiais mais naturais, reutilizáveis e menos tóxicos.
Materiais e Texturas
Materiais característicos do nosso país criam um conceito de luxo que remete às origens. A textura da madeira, a cerâmica, o couro, a palha, as pedras brasileiras e as fibras naturais são usados de maneira sofisticada em projetos que aliam contemporaneidade e bem-estar.
Cores e Padrões
Cores e tons elevam a conexão com a natureza, transportando a brisa do mar e o toque da areia para dentro dos ambientes. Os tons terrosos reforçam a história do povo, junto dos verdes da mata atlântica.
A paisagem e a natureza são naturalmente incorporadas aos projetos, seja destacando elementos como jardins tropicais e vistas panorâmicas ou inserindo a solaridade através de matérias-primas leves.
Design de Móveis e Objetos
As produções nacionais são originadas pelas mãos dos nossos próprios artesãos, como as cadeiras de palhinha, as luminárias de fibras naturais e as esculturas de madeira e barro.
A evolução da tecnologia nos presenteia com opções mais alinhadas ao meio ambiente. Como é o caso dos MDFs Sudati, que unem a sustentabilidade à imponência das madeiras e outros elementos naturais que inspiraram os padrões.
Reinterpretações
Combinando tradição e modernidade, os profissionais de arquitetura e interiores tendem a adaptar e mesclar o seu estilo e dos moradores ao meio.
Tanto na forma de compor os ambientes, quanto no uso dos materiais disponíveis, a prioridade vem do nacional e natural, buscando inspiração no dia a dia e nos elementos do cotidiano brasileiro.
Explorar esses recursos é uma das formas de reproduzir atmosferas externas dentro dos espaços, trazendo o ar praiano, a luz natural, as florestas tropicais e a riqueza cultural.
Sabemos que um projeto é pensado por pessoas e para pessoas. Então, o que acha de inserir traços de brasilidade nas construções e decorações dos ambientes?
Esperamos poder ter colaborado mais com o seu repertório e que você inspire para a concepção de projetos que explorem essa diversidade.