Depois de um período em segundo plano, o ouro volta aos holofotes na decoração, simbolizando não somente a sofisticação e nobreza, mas principalmente a prosperidade, confiança e boas vibrações, sentimentos muito desejados para o ano que se aproxima.
E embora esteja voltando à moda, o dourado é um ícone atemporal de elegância. É interessante aplicá-lo em itens-chave e detalhes na decoração para compor um ambiente equilibrado e refinado, que poderá se manter relevante por longos anos. Confira nossas dicas:
Cores perfeitas para combinar
O dourado é uma cor quente e solar, proporciona conforto e ilumina. Combinado com cores claras, traz leveza e amplitude. Com tons escuros, resulta em espaços aconchegantes e luxuosos. Sendo um tom vibrante e de destaque, ele se equilibra perfeitamente com tons neutros, como cinza, bege e off white. O ideal é ter uma paleta enxuta de cores, para não pesar a decoração. O preto com dourado é um clássico glamuroso. Por serem cores neutras, a combinação aceita facilmente outras tonalidades. Combinado com azul escuro ou verde, o dourado traz uma atmosfera de sucesso e credibilidade em uma decoração bastante clássica. Já com roxo ou vermelho pode ser luxuoso e expressivo. Também combina com tons terrosos e laranjas acesos, compondo espaços mais vibrantes. Outro clássico é o rosa com dourado, que transmite romantismo e suavidade. Por fim, é claro que o branco com dourado é uma aposta certeira: oferece leveza e iluminação de um jeito moderno. Neste caso, é possível usar a mesma proporção entre branco e dourado sem tornar o espaço carregado. O resultado é clean e elegante. O mesmo vale para tons de gelo, pérola, off white e texturas híbridas.
Aposte em substituições fáceis
É possível atualizar a decoração inserindo elementos pontuais a ambientes já planejados: capas de almofadas, molduras, cadeiras, luminárias, torneiras, esculturas e vasos são fáceis de encontrar em tons brilhantes, foscos e escovados de dourado. Além disso, puxadores e maçanetas também podem ser trocados proporcionando um ambiente renovado e elegante.
Rústico charmoso no mix com madeira
Que tal aliar a tendência do dourado ao movimento de conexão com a natureza? Esse encontro potencializa o aconchego e reforça os elementos orgânicos, podendo ganhar uma roupagem bastante clássica ou uma personalidade mais moderna e inovadora.
A madeira acolhe o dourado em seu tom terroso natural. Móveis e estofados de linhas fluidas criam um espaço rústico charmoso, perfeito para decorar com outros elementos naturais como corda, linho, algodão ou minerais.
Menos é mais
Um clichê necessário. O dourado é impactante, então é especialmente importante escolher pontos específicos para decorar com esse acabamento. Exageros podem causar uma impressão pesada, extravagante e cansativa.
Gostou do conteúdo? Siga-nos também no Instagram: @sudatipaineis.